Serviços ambientais e sustentabilidade no contexto da Economia Verde é tema de seminário internacional promovido pela Ufam

22/06/12 – De 25 a 28 de junho, será realizado em Manaus o II Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (Sicasa) que tem como tema “Serviços ecossistêmicos e sustentabilidade no contexto da Economia Verde”.

Siga a SECTI-AM no Twitter!

O evento é uma iniciativa do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCASA) e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundo Municipal do meio Ambiente e Jobast Educação.

Acesse o site do evento aqui

O seminário reunirá pesquisadores, estudantes, governos e sociedade civil organizada da Amazônia na sequência da realização da conferência Rio+20. Tem por finalidade possibilitar trocas importantes para entendimento e enfrentamento de novos conceitos.

“Além de suscitar a discussão sobre as abordagens conceituais e políticas da temática dos serviços ecossistêmicos e da governança ambiental, o evento é um espaço para a divulgação de trabalhos e troca de experiências decorrentes de programas e projetos desenvolvidos sobre a temática. Também será a oportunidade dos acadêmicos entrarem em contato com profissionais renomados, enriquecendo suas bibliografias e estimulando participações em cursos de pós-graduações no formato sanduíche”, afirma a professora do PPGCASA, Vilma Araújo, uma das coordenadoras do seminário.    

Programação

A solenidade de abertura do seminário acontecerá no dia 26 de junho, no auditório Eulálio Chaves, da Ufam, a partir das 18h30 e é aberta ao público em geral. A conferência de abertura será realizada pelo biólogo e economista Joshua Farley, professor associado de Desenvolvimento Comunitário, Economia Aplicada e Administração Pública do Instituto Gund de Economia Ecológica da Universidade de Vermont (EUA). Também haverá o lançamento dos livros de professores e alunos do PPGCASA: “Rio Purus: água, território e sociedade na Amazônia ocidental”, “Amazônia: Cultura Material e Imaterial – Volume 01 e 02”, “Papel para a vida” e “O escoamento da produção agrícola: A microrregião de Manaus e as estratégias dos produtores para superar entraves”.

A programação do evento conta com um minicurso sobre valoração ambiental ministrado prof. Dr. Alexandre Rivas (Ufam) e a sessão especial do projeto GOLLS, uma parceria com o ISS (Holanda) e pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Universidade Jesuíta do Rio Grande do Sul (Unisinos).

No dia 26, haverá um Workshop de coordenadores de pós-graduação dos cursos da área de avaliação de Ciências Ambientais sediados na Amazônia, a ser coordenado pelo prof. Dr. Marcos Vital, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Na quarta, dia 27, pela manhã, ocorrerão duas mesas redondas e à tarde, as sessões temáticas, com 41 trabalhos completos inscritos a serem apresentados. Na quinta, dia 28, pela manhã estão programadas mais duas mesas redondas e à tarde, será realizado o painel com as políticas governamentais e para encerrar, uma breve mesa de trabalhos.

Ao todo, participarão 25 pesquisadores convidados de 20 instituições nacionais e estrangeiras. É esperada a participação especial de 20 lideranças indígenas da Amazônia, numa colaboração especial da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e de 11 técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Confira Programação completa.

Para participar do evento é necessário realizar inscrição. Saiba como se inscrever.

A temática

O II Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia tem por objetivo fomentar o debate sobre a valorização e valoração dos serviços ecossistêmicos e a governança ambiental no contexto da Economia Verde.

A expectativa dos realizadores do evento é fomentar um amplo debate acadêmico-científico sobre a temática para que possam subsidiar a avaliação crítica de propostas de políticas públicas implantadas e em elaboração que se apoiam na valorização de serviços ecossistêmicos e em atividades tidas como partes de uma economia verde.

:: Serviços ambientais

Também denominado de serviços ecológicos ou ecossistêmicos. Os benefícios que a natureza proporciona à humanidade gratuitamente abrangem diversos aspectos: social, biológico, psicológico e até mesmo econômico. Apesar de imprescindível para a existência de vida no planeta, nem todos os serviços são plenamente conhecidos pelo homem.

:: Economia Verde

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), principal autoridade global sobre meio ambiente da ONU, a economia verde resulta na melhoria do bem-estar da humanidade e contribui para a igualdade social. Ao mesmo tempo, reduz a poluição e as emissões de carbono, otimizando o uso dos recursos naturais, além do aumento da eficiência energética e a prevenção de perdas da biodiversidade.

Sobre o seminário

Em suas primeiras três edições anuais (2007, 2008 e 2009) o seminário foi realizado com uma abrangência nacional. Em 2009, com sua primeira edição internacional, o Sicasa passou a ter uma periodicidade bianual. É um evento essencialmente acadêmico destinado ao público de alunos de mestrado e doutorado e também pesquisadores e professores com atuação na pós-graduação.

Ciência em Pauta/SECTI-AM, por Anália Barbosa