Sistema de Indicadores de CT&I lançado no AM deverá ser implantado em outros Estados
O Sistema de Indicadores On Line de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sion), desenvolvido de forma pioneira no Amazonas, deverá ser compartilhado com outros estados. A ferramenta foi lançada recentemente pela Secretaria de CT&I do Amazonas (SECTI-AM). O projeto contou com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Um acordo a fim de propiciar o compartilhamento do Sion com os demais estados será uma das pautas a ser discutida durante o Fórum conjunto dos Conselhos Nacionais de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O evento acontece nos próximos dias 12 e 13 de novembro, em Macapá (AP).
O sistema foi apresentado na última edição do fórum, realizada em Gramado (RS). Conforme explica o presidente do Consecti e titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, o Sion funciona como uma importante ferramenta de transparência pública e governança, além de contribuir para o processo de gestão das instituições atuantes na área. Segundo ele, o interesse pelo compartilhamento do sistema demonstra, mais uma vez, o pioneirismo amazonense e eleva o Estado a uma posição de destaque no cenário nacional.
CARACTERÍSTICAS DO SION
O sistema compreende uma plataforma on line de informações, composta por cerca de 70 indicadores. O Sion permite aos usuários obter informações sobre fomento e apoio a atividades de CT&I no Amazonas e pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet, celular).
Além de ser constituído por base de dados de instituições estaduais, o Sion também disponibiliza informações de entidades ligadas à esfera federal, como é o caso do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Os usuários que tiverem interesse em acessá-lo podem selecionar e filtrar dados, além de gerar relatórios em diversos formatos. O sistema é praticamente todo automatizado e pode ser acessado no endereço sion.secti.am.gov.br.
A coordenação da equipe que desenvolveu o sistema ficou a cargo da atual diretora-técnica da Fapeam, Andréa Waichmann. A doutora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Amazonas (Ufam), Tayana Conte, fará a explanação sobre o Sion na reunião do Consecti/Confap, em Macapá . Ela está à frente da equipe responsável pelo desenvolvimento do segundo módulo do sistema.
ÚLTIMO FÓRUM CONJUNTO DO CONSECTI/CONFAP EM 2012
Macapá (Amapá) recebe, pela primeira vez, o Fórum Consecti/Confap. O objetivo do evento é discutir políticas públicas de CT&I para o desenvolvimento sustentável do País. O encontro é o último do ano e acontece no Museu Sacaca, na Avenida Feliciano Coelho, 1509, nos dias 12 e 13 de novembro.
Durante os dois dias de evento, diversos temas serão discutidos, além do compartilhamento do Sion, como “O papel da CT&I para o desenvolvimento regional”, “Modelos de desconcentração em CT&I” e “Inserção do ensino profissionalizante no sistema estadual de CT&I”.
Várias autoridades confirmaram participação, entre elas, o governador do Amapá, Camilo Capiberibe; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marco Antônio de Oliveira; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; o presidente da Financiadora de Projetos (Finep), Glauco Arbix; e Jorge Almeida Guimarães, atual presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
CIÊNCIAemPAUTA, por Carlos Fábio Guimarães