Site compila informações para estudantes interessados em concorrer a bolsas pelo Ciência sem Fronteiras
01/10/2012 – Com o objetivo de facilitar a busca de informações para estudantes interessados em concorrer a bolsas pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF) no Reino Unido, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou em parceria com a Embaixada Britânica no Brasil, um site (www.energiareinounido.com.br) que relaciona as universidades britânicas que oferecem cursos na área de energia.
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!
A ferramenta, pioneira dentro do programa, será administrada pela embaixada. A iniciativa faz parte do acordo de cooperação que prevê o envio de 800 estudantes brasileiros ao Reino Unido pelo CsF neste ano.
Inicialmente, o empreendimento abrange 12 áreas: álcool química, biocombustíveis de segunda e terceira geração, bioenergia, carros elétricos, células de combustível, eficiência energética, eólica, hidrogênio, ondas e marés, petróleo e gás, smart grid (rede inteligente) e solar. Outras fontes de energia devem ser incluídas a partir do interesse das universidades.
De acordo com diretor da Universidade de Aberdeen, Celso Grebogi, o site será um agente facilitador que possibilitará o pleno cumprimento do acordo. “A possibilidade de agrupar todas as informações relativas às universidades britânicas em uma única ferramenta é fundamental para o sucesso das metas articuladas entre Brasil e Reino Unido para o Ciência sem Fronteiras”, afirmou.
Para Grebogi o intercâmbio de ideias e conhecimento aliado à parceria indústria-estudante, promovido pelo CsF, é algo inédito e fundamental para uma mudança significativa. “O envolvimento da indústria conciliado ao comprometimento dos estudantes, que mantêm seu vínculo com o país, voltando após o período de intercâmbio, é o ponto crucial do projeto. A China, por exemplo, tem muitos estudantes que foram estudar no exterior e não voltaram para aplicar seu conhecimento no país”, destacou.
Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias (Com informações do MCTI)