Site desenvolvido em Manaus ajuda a desmistificar o ensino da matemática

17/02/12 – Desmistificar a mais temida das disciplinas escolares – a Matemática – é um dos objetivos do site criado pelo engenheiro mecânico Iram Nunes Siqueira, de Manaus. A ferramenta une os recursos da internet à curiosidade natural dos jovens por novidades, e o resultado, segundo seu idealizador é uma facilitação no processo ensino-aprendizagem.

Siga a SECTAM no Twitter!

Segundo Iram, que já foi professor na Faculdade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado em São Paulo (FAAP) e atualmente atua no Distrito Industrial de Manaus, a ideia de criar o site A Matemática, surgiu a partir da necessidade de acompanhar a educação de seu filho. Além de Iram, o desenvolvimento e manutenção do site, conta com a colaboração dos especialistas em informática Mário Novo Junior e Thiago Marques Rocha.

Para ele, nos últimos anos a educação deu um sensível salto com o aumento do acesso à escola, no entanto a qualidade do ensino, principalmente no que se refere às ciências, ainda está muito distante dos padrões de países como Singapura, Corea do Sul e Finlândia, por exemplo. “Permanentemente notava a deficiência do ensino da matemática nas escolas brasileiras. Essa constatação me estimulou a desenvolver o site www.amatematica.com.br”, explicou, ressaltando que levou cerca de três anos na elaboração do projeto.

A preocupação do engenheiro se explica, já que, segundo dados da Prova ABC, aplicada em 250 escolas de todo o País em 2011, e divulgados recentemente, apenas 42% dos alunos que concluem o 3º ano do ensino fundamental têm as habilidades esperadas para esta fase.

A situação se complica ainda mais em se tratando da Região Norte, onde apenas 28,3% dos estudantes tiveram o resultado esperado para a série, ficando com o pior índice brasileiro. Nesse contexto, o uso de ferramentas multimídia pode funcionar como mecanismo para despertar a curiosidade em sala de aula e ajudar a diminuir as carências educacionais da escola brasileira.

Para o professor Francisco Caetano Neto da Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, que há mais de 25 anos ministra a disciplina na rede pública, mesmo os estudantes de periferia têm acesso ao computador e à internet, por isso é válido para o educador lançar mão da ferramenta. “Hoje em dia existem lan houses em praticamente todos os bairros, então por que não sugerir aos alunos que busquem sites que explorem a matemática de maneira lúdica e dinâmica?”, questiona. 

O professor ainda citou como exemplo dessas possibilidades trazidas pela internet o site Khan Academy, do matemático norte-americano Salman Khan, um dos mais famosos e comentados atualmente. O site é considerado a maior sala de aula do mundo com mais de 3 milhões de usuários.

Características

Iram conta que desenvolvimento do site A Matemática passou por uma série de etapas, entre elas a pesquisa. “Visitei sites de matemática nos Estados Unidos, Europa e Brasil, mas procurei desenvolver um site que atendesse as características do Brasil: internet ainda com baixa velocidade, perfil econômico, etc.”, disse.

Com foco nos conteúdos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e exercícios permanentemente atualizados, o site também pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, já que integra diversos conteúdos e disciplinas do currículo escolar como saúde, lazer, artes, história e geografia, todos conectados ao dia-a-dia do aluno.

Outro diferencial, segundo Iram, é que a correção dos exercícios é instantânea e o pai ou responsável também pode acompanhar todas as atividades do aluno. Porém o aluno só evolui de nível se acertar 100% do exercício. “Cada exercício deve ser repetido várias vezes (em geral 20) com dados diferentes”, explica, ressaltando a importância da repetição para a fixação do conteúdo.

Segundo seu idealizador o site A Matemática ainda está em processo de aperfeiçoamento. Entre os projetos futuros estão a inserção de grupos de estudo, provas simultâneas, competições, gincanas e aplicações específicas da disciplina como matemática financeira, planejamento empresarial, custos industriais e contabilidade básica.

Imagem 1 – Iram Nunes Siqueira

Imagem 2 – Professor Francisco Caetano Neto

Imagens 3 e 4 – Mascotes do site A Matemática

CIÊNCIA EM PAUTA, por Sílvia Leila Alves