SNCT 2018: Projetos de sustentabilidade ambiental e de combate à violência são destaques no evento

img_4854

Seis projetos de alunos da rede estadual e municipal foram premiados no encerramento da 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas, depois de dois dias de uma extensa e diversificada programação. O evento aconteceu nos dias 6 e 7 na Arena Amadeu Teixeira, por onde circulou cerca de 10 mil pessoas entre estudantes da capital e do interior, agentes públicos e representantes de instituições de pesquisa, tecnologia e de fomento.

Foram selecionados para representar o Estado na categoria Ciência para a Sociedade o projeto da Escola Estadual Padre Agostinho Martin (A imagem Feminina e os efeitos de sentidos através da morfologia: de Lucíola a Capitu); da Escola Estadual de Tempo Integral (A práxis artística contribuindo para a aprendizagem e a formação integral dos alunos); a Escola Estadual de Tempo Integral (Ensino de História e Ludicidade: Produção de Jogos Pedagógicos como Ferramenta de Democratização das Relações de Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula. A Escola João Alberto Menezes Braga foi premiada com o projeto “Sustentabilidade Geográfica com Ênfase na Preservação da Água como Recurso Hídrico da Comunidade Escolar”. A Escola Estadual Cid Cabral da Silva foi selecionada como o projeto “Políticas Públicas no Brasil no Combate à Violência Contra a Mulher. Na categoria Engenharia para o Meio Ambiente foi premiado o projeto  “Bomba de Água para pistões líquidos solar e bomba carneiro: captação de água de forma sustentável”.

Os projetos premiados foram selecionados por uma comissão institucional e receberão qualificação para representar o Estado em eventos do setor.

No balanço de dois de evento, o secretário de estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, João Orestes Schneider, disse que os projetos apresentados significam muito para o fortalecimento de uma cultura voltada para a pesquisa e tecnologia. “Com a difusão contínua da produção de pesquisa tecnológica e investimentos podemos consolidar uma base científica fundamental para o desenvolvimento” avaliou o secretário.

Um dos projetos de destaque da SNCT 2018 foi o protótipo de integração eletromecânica para crianças autistas desenvolvido pelo Movimento autista de Inclusão pelo Departamento de Políticas Afirmativas da Ufam, que estimula a comunicação conectando o aparelho aos smartphones e tablets de modo lúdico.