Semana Nacional de C&T registra aumento de 43,7% nas atividades

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2012 registrou um dos maiores aumentos das atividades realizadas em todo o Brasil. O número superou a expectativa dos organizadores, passando de 16 mil em 2011 para 23 mil neste ano, o equivalente a um aumento de mais de 43,7%.

A quantidade de instituições parceiras subiu de 833 para 867. Os dados fazem parte de um balanço parcial da SNCT 2012, extraídos do site da semana, que tem a coordenação nacional do MCTI. Nos estados, foram apresentadas mostras de trabalhos científicos, feiras, ciclos de debates e visitas a laboratórios de instituições estaduais de pesquisa.

Rondônia foi um dos destaques desta edição: teve 4.372 eventos realizados em 25 cidades.  No Estado, foram apresentadas mostras de trabalhos científicos, feiras, ciclos de debates e visitas a laboratórios de instituições estaduais de pesquisa. O Amazonas também é um dos estados com mais atividades, em 2º lugar, com 3.900 atividades cadastradas até o último final de semana, envolvendo todos os 62 municípios e 80 instituições de ensino e pesquisa.

Com 2.505 eventos cadastrados, 41 cidades e 103 instituições parceiras, o Rio de Janeiro ofereceu uma ampla programação distribuída em quatro polos. Em um deles, o público participou de atividades de instituições integrantes do MCTI, como o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

No Distrito Federal, foi montada uma das maiores estruturas da SNCT 2012. Em um único pavilhão, ministérios, agências governamentais, institutos de pesquisa, universidades e escolas se reuniram nos sete dias para mostrar como a ciência está presente no dia a dia.

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias, Agência Fapeam e MCTI.