ATLAS DOS CIENTISTAS
Sociólogo e crítico literário
Educador por excelência, Antônio Cândido, no decorrer da vida universitária, se pautou pela busca da superação das divisões acadêmicas e pela defesa da interdisciplinaridade.
Sua carreira começou como professor assistente de sociologia da Universidade de São Paulo. Sua tese de doutorado “Os Parceiros do Rio Bonito”, ainda hoje é leitura obrigatória. O tema do estudo é o universo cultural do “caipira” brasileiro, sob as perspectivas antropológica e sociológica.
Simultaneamente à atuação como professor e pesquisador da área de sociologia, Antônio Cândido de Mello e Souza também se dedicava a sua vocação literária. Desde a década de 40, escrevia crítica literária para jornais e revistas Mas a migração da sociologia para a literatura se dá de forma definitiva nas primeiras experiências como professor de literatura.
Na década de 60, é convidado a ensinar teoria geral da literatura na Faculdade de Assis e, em 1961, inaugura, na USP, uma disciplina chamada teoria literária e literatura comparada. De sua paixão pela área nasce outro livro clássico “Formação da Literatura Brasileira”. Nascido em 1918, hoje sua reputação é de um pesquisador de base humanista
Fonte: Canal Ciência