Software coordenará maior rede de pluviômetros da América Latina

A rede tem o objetivo de minimizar as tragédias resultantes de chuvas torrenciais. Foto: Reprodução

Desde o ano passado, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer vem atuando em colaboração com o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), para a implantação da maior rede de pluviômetros já instalada na América Latina, desenhada para minimizar as tragédias resultantes de chuvas torrenciais em encostas de morros. A participação no projeto vem ocorrendo no desenvolvimento do software de gerenciamento desta rede, que já está instalado e operando na cidade de Cachoeira Paulista, onde fica o centro de controle do Cemaden.

Marcos Rodrigues, da Divisão de Software para Sistemas Distribuídos, é o coordenador do CTI Renato Archer neste projeto. “O projeto do sistema para gerenciamento dos dados das plataformas de coletas de dados (PCDs) foi desenvolvido no primeiro trimestre de 2013 e demandou um esforço de toda a equipe, já que se trata de um projeto nacional para implantação de plataformas em áreas sujeitas a enchentes. No desenvolvimento do sistema de gerenciamento de dados dos PCDs trabalhamos com as tecnologias JEE 6, JBoss, PostgreeSQL e JPA.”, relata o pesquisador.

Como consequência destas ações, o Ministro do MCTI, Marco Antônio Raupp determinou que o CTI Renato Archer se envolva em uma nova fase do projeto: apoio à implantação, evolução, gestão e logística associadas à expansão da rede de pluviômetros. Trata-se do maior esforço já empreendido pelo MCTI para estabelecimento de uma rede de sensoriamento climático.

HISTÓRICO

A ação faz parte do projeto Pluviômetros nas Comunidades, anunciado em dezembro de 2012, quando o Cemaden contratou a aquisição de 1.100 pluviômetros semiautomáticos, a serem distribuídos em todas as regiões do País. A lista de municípios monitorados pelo centro está disponível na página do projeto.

Os instrumentos são chamados de semiautomáticos porque devem ser operados por grupos locais especialmente treinados por equipes do Cemaden e da Defesa Civil. Assim, agentes comunitários indicados pela prefeitura recebem orientações de como proceder em situações de alerta.

O projeto se insere no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em 2012, e é conduzido em parceria entre o Cemaden e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério da Integração Nacional (Cenad/MI).

Fonte: CTI Renato Archer, com informações do  MCTI