Softwares com potencial de aplicação social são apresentados em Workshop
25/11/2011 – A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM), em parceria com a Nokia do Brasil, o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), realizaram hoje (25/11) o ‘Workshop de avaliação do uso pelo estado do Amazonas de tecnologias Nokia para ações sociais’. O evento aconteceu durante todo o dia, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Amazonas (EST/UEA).
Inovação que atenda aos anseios da sociedade. Este tema norteou as apresentações durante a abertura do ‘Workshop de avaliação do uso pelo estado do Amazonas de tecnologias Nokia para ações sociais’. O evento foi iniciado pelo secretário de C&T do Amazonas, Odenildo Sena, pelo diretor presidente do INdT, Carlos Geraldo de Brito Feitoza, pelo diretor FVS, Bernardino Albuquerque, pela diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão e pelo gerente de Controladoria Nokia do Brasil, Felipe Cunha.
As apresentações partiram do uso da tecnologia Nokia Data Gathering (NDG) para o controle e monitoramento do vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti. Conforme destacou o Secretário de C&T do Amazonas, Odenildo Sena, muitos têm sido os ganhos em ciência, tecnologia e inovação no estado nos últimos anos. “É preciso valorizar essas iniciativas e compartilhar com outros segmentos para que novos usos sejam adotados”, disse o secretário referindo-se à tecnologia NDG. “Essa ferramenta é um software instalado no smartphone, que permite que os dados sejam enviados direto do local de coleta, com informações georreferenciadas”, explicou.
A diretora-presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapeam), Maria Olívia Simão, comungou da mesma opinião e acrescentou: “Para que a ciência atinja a finalidade máxima para a qual ela existe, é fundamental que é ela apresente soluções para problemas que afligem essa sociedade”.
O projeto piloto do NDG é resultado de uma parceria entre SECTAM, FVS, Nokia do Brasil e INdT que, desde 2009, proporciona o uso da tecnologia NDG para a coleta de dados tanto nas residências quanto nas unidades de atendimento à saúde (hospitais e postos de atendimento).
“Temos resultados práticos da aplicabilidade da tecnologia”, constatou o diretor FVS, Bernardino Albuquerque. “Os resultados demonstram que essa é uma ferramenta importante porque proporciona informações oportunas e em tempo real”, afirmou destacando que após a adoção da ferramenta nas unidades de saúde os óbitos em Manaus causados pela dengue, que já contabilizavam 14 ocorrências neste ano, foi zerado.
Já o diretor presidente do INdT, Carlos Geraldo de Brito Feitoza, destacou: “vocês não imaginam a importância de fazer um piloto para o Governo do Estado, de um programa que desenvolvemos aqui no Amazonas”.
Além dos resultados locais o gerente de Controladoria Nokia do Brasil, Felipe Cunha, informou que essa tecnologia (genuinamente amazonense) está sendo utilizada em mais de cem instituições no mundo, no controle de nascimentos, controle agrícola, pesquisas de campo e pesquisa de qualidade da água, por exemplo. “Acho inclusive, que o NDG está subutilizado no Amazonas”, afirmou Felipe Cunha, ratificando que o software é livre e gratuito.
Durante o evento também foram realizadas as palestras:
‘Tecnologias Nokia para Ações Sociais’ (Kulsoom Ally – Gerente do grupo de responsabilidade social da Nokia para a América Latina) ‘A inovação como chave para abrir novos caminhos que favoreçam a sociedade’; Apresentação do Sistema NOPA (Nokia Peer Adhere), aplicativo para o tratamento do HIV (Iam Lawrence – INdT) ‘Utilização do Data Gathering (NDG) para ações de controle da dengue da dengue no Amazonas’ (Dr. Ricardo Augusto dos Passos, FVS/AM, e Dra. Rosemary Costa Pinto, FVS/AM)
A programação contemplou ainda uma demonstração do aplicativo Nokia Data Gathering (NDG), discussão em grupos de trabalho (GTs), sistematização e apresentação das propostas debatidas.
CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM