Solenidade de comemoração dos 60 anos do CNPq acontece hoje (27/04)

Hoje (27/04) será realizada a solenidade de comemoração dos 60 anos do CNPq, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília (DF). Na ocasião será lançada a 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista, com o tema “Cidades Sustentáveis”, e da 1ª edição do Prêmio de Fotografia Ciência e Arte.

No mesmo dia ainda acontece a outorga do título de Pesquisador Emérito ao sociólogo Gabriel Cohn, ao engenheiro Evando Mirra de Paula e Silva, ao médico Zilton de Araújo Andrade, e a Menção Especial de Agradecimento à Fundação Conrado Wessel (FCW) e à Secretaria de Política para as Mulheres (SPM).

Os 19 servidores do CNPq que completaram 25 anos de serviços prestados ao conselho, em dezembro de 2010, também serão homenageados com a placa comemorativa “Prata da Casa”, como reconhecimento à fundamental contribuição para a excelência dos resultados da agência.

Avanços

Nestes 60 anos, o CNPq tem alcançado expressivos avanços. Em 2011, apoiará com bolsas mais de 14 mil pesquisadores de produtividade em pesquisa; aproximadamente 20 mil bolsistas de mestrado e doutorado; sete mil bolsistas nas diferentes modalidades de fomento tecnológico; cerca de 46 mil estudantes de graduação e do ensino médio; além de financiar milhares de projetos de pesquisa.

O CNPq foi criado em 15 de janeiro de 1951, por meio da Lei nº 1.310. A primeira reunião do Conselho Deliberativo aconteceu em 17 de abril do mesmo ano, sendo essa a data considerada como aniversário da agência.

Fonte: Gestão C&T, com informações do CNPq