ATLAS DOS CIENTISTAS
![](http://temporario.seplancti.am.gov.br/wp-content/uploads/2014/03/image_gallery4.jpg)
Dedicou-se ao estudo das enzimas
Ottilia Rodrigues Affonso Mitidieri nasceu no Rio de Janeiro em 29 de março de 1927, Fez os cursos primário e ginasial no Instituto Lafayette e o científico no Colégio Andrews. Desde muito cedo, sempre sentiu especial interesse pelas Ciências Químicas e Biológicas, além do real prazer ao estudar Matemática. Talvez por isso mantém vivas, na memória, as aulas de Matemática do prof. Luiz Paixão, do Instituto Lafayette, e do Prof. Miguel Ramalho Novo, do Colégio Andrews.
Ela conta que em 1953, quando dirigiu-se ao então Instituto Oswaldo Cruz (IOC), hoje unidade da Fiocruz, para inscrever-se em um curso de Bioquímica, foi dominada por forte emoção. Ao subir as escadas do castelo mourisco, viu-se entrando num templo sagrado e foi assim que se sentiu durante o tempo em que esteve no IOC – respeitando e admirando os grandes mestres que lá se dedicavam integralmente à Ciência. Ao término do curso, foi convidada pelo Dr. Gilberto G. Villela para trabalhar no IOC. Outra grande emoção surpreendente e inesperada.
Mais tarde, mudanças administrativas ocorreram. O IOC passou a regime de CLT e os que trabalhavam como estatutários, não poderiam lá continuar. Sair do Instituto Oswaldo Cruz foi o momento mais difícil de sua vida profissional, traumático mesmo. Tendo que sair, aceitou o convite da direção do Instituto Nacional de Câncer que visava expandir e fortalecer o seu Centro de Pesquisa Básica. Lá reiniciou suas atividades.
Sua linha de pesquisa visava o estudo de enzimas, especialmente da xantina oxidase e da superóxido dismutase. Da xantina oxidase, fez sua localização intracelular, estudou a ação de drogas, a importância dos fosfolipídeos para a sua atividade, seu comportamento em tumores induzidos quimicamente, sua relação com radicais livres e a superóxido dismutase. Ottilia publicou cinco livros, entre os quais “Paper Electrophoresis – A Review of Methods and Results”, editado por Elsevier Publ. Co., Amsterdam, 1961 e “Problemas e Exercícios em Bioquímica”, Editora Interciência Ltda., Rio de Janeiro, 1978. Os resultados de seu trabalho foram publicados em dezenas de artigos, sendo seis deles na revista Nature e apresentados em congressos, simpósios e reuniões científicas.
Fonte: CNPq