Suplemento Amazonas Faz Ciência Criança incentiva leitura em público infantil

29/05/12 – No último fim de semana, o barco do Instituto Ler para Crescer visitou os municípios de Iranduba e Manaquiri com o objetivo de incentivar o hábito de ler nas crianças dessas localidades. Com uma equipe animada, formada por nove pessoas, entre eles advogados, bibliotecários e estudantes, todos voluntários, o projeto levou de forma dinâmica e divertida, livros infantis e experiências voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação.

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Conhecido por atuar em áreas carentes da cidade de Manaus e do município de Iranduba, o barco do instituto visitou quatro comunidades, entre elas a Vila do Janauacá e Barro Alto (no município de Iranduba) e Bairro Novo e Barroso (no município de Manaquiri). Na ocasião, o destaque foi o suplemento ‘Amazonas Faz Ciência Criança’, que é parte integrante da revista ‘Amazonas Faz Ciência’, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O instituto passou a utilizar desde fevereiro de 2012, o suplemento como instrumento metodológico, em suas ações de incentivo à leitura com o objetivo de aproximar as crianças com temas relacionados à ciência como, por exemplo, mudanças climáticas, preservação ambiental, entre outros.

O encarte ilustrado com desenhos explica de forma simples informações sobre CT&I. Com base no conteúdo do suplemento são realizadas várias atividades, como por exemplo, a leitura do livro indicado no encarte e a realização do passo a passo dos experimentos científicos que acompanham o suplemento.

O Suplemento Infantil ‘Amazonas Faz Ciência Criança’ na SBPC

Com o tema Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para enfrentar a pobreza’, a 64ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) irá acontecer no período de 22 a 27 de julho, em São Luís/MA. Um dos artigos que será apresentado no evento é o trabalho intitulado ‘O Suplemento Infantil Amazonas Faz Ciência Criança da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam): aplicabilidade junto ao Instituto Ler para Crescer na Amazônia’.

O trabalho, desenvolvido em conjunto pela mestra em Ciências da Comunicação, Cristiane Barbosa, e pela mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia Soraia Magalhães, aborda o benefício que o suplemento infantil pode trazer às crianças, em áreas de pouco acesso.

Fonte: Agência Fapeam, por Esterffany Martins. Edição: Jesua Maia