“Sustentabilidade das Cidades Digitais” é discutida em Brasília

CIÊNCIAEMPAUTA, POR DANYELLE SOARES

O programa Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Foto: Reprodução

“Sustentabilidade das Cidades Digitais” é o tema do painel promovido pela Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações. O painel tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a manutenção das Cidades Digitais, projeto que está sendo implantado pelo Governo Federal.

Para o debate sobre “Gestão e Compartilhamento de Infraestrutura” foram convidados o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Odenildo Sena, o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, o presidente da Associação Brasileira de Internet( Abranet), Eduardo Neger, e o diretor-geral da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Nelson Simões.

O evento acontece nesta quarta-feira (30) em Brasília.

CIDADES DIGITAIS

O programa Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o que assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento de 2013, segundo dados do Ministério das Comunicações.

Nesta segunda etapa, foram inscritas cidades de até 50 mil habitantes, distantes até 50 km do backbone (rede principal) da Telebrás ou que assumiram compromisso firmado com operadoras privadas para conexão à internet. A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras são responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal.

AMAZONAS

Seis municípios no Amazonas foram selecionados pelo Ministério das Comunicações, conforme a portaria Nº 302, de 11 de outubro de 2013, para receber investimentos para a implantação de Cidades Digitais.

As cidades a serem beneficiadas são Autazes, Benjamin Constant, Maraã, Codajás, Iranduba e Careiro.

O Governo do Amazonas, por meio da SECTI, já vem trabalhando na implantação das cidades digitais, e no mês de agosto promoveu a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica que viabiliza com recursos do Estado, projeto orçado em pouco mais de R$ 9 milhões.

Essa parceria foi estabelecida entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), prefeituras e SECTI.

Ciência em Pauta, por Danyelle Soares