Tecnologias Assistivas serão contempladas por edital da Fapeam em 2012

23/12/2011 – “Há uma série de tecnologias que poderão ser desenvolvidas e aprimoradas com o estímulo do Programa Tecnologias Assistivas”, afirmou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena , durante reunião com a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), Maria Olívia Simão, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Vânia Suely, e a equipe da Seped. 

Siga a SECTAM no Twitter!

O Programa Tecnologias Assistivas, com Edital previsto para 2012, será direcionado a pesquisadores e inventores que desenvolverão ou aprimorarão tecnologias que promovam a independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.

“Às vezes, existe um determinado gargalo pequeno que depende de uma engenhosidade ou de uma pesquisa simples para ser superado”, disse Odenildo Sena. “Este Edital pretende apoiar, por exemplo, um pesquisador e inventor que possa desenvolver uma tecnologia para dar mais mobilidade a uma cadeira de rodas”, citou.

Para a elaboração do Edital Tecnologias Assistivas, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sectam), Fapeam e Seped estão unindo esforços, conhecimento e experiências. “Precisamos que o corpo técnico da Seped nos ajude a estabelecer temas, prioridades e a mapear as competências”, afirmou Olívia Simão.

Logo no início de 2012, serão realizadas as primeiras reuniões. Posteriormente, em um workshop serão discutidas as alternativas para se obter subsídios para definir as prioridades que serão contempladas no edital.

A Secretária da Seped, Vânia Suely, destaca que para o Governo do Estado, este tem sido um tema prioritário. “Precisamos avançar e dar condições de que iniciativas como essa aconteçam”, afirmou lembrando que aproximadamente 15% da população têm algum tipo de deficiência.

O Programa Tecnologias Assistivas é iniciativa inovadora no Amazonas que tem o potencial para viabilizar projetos já existentes e também despertar o interesse de novos inventores/pesquisadores. Todos trabalhando pela inclusão e pela melhoria da qualidade de vida dos deficientes.

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM (4009 8110)