Telebrás vai concluir 1a etapa do Plano de Banda Larga em junho
A Telebrás concluirá a construção dos primeiros 337 quilômetros da rede de fibra óptica previstos no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) até a metade de junho, afirmou a empresa em comunicado.
A estatal gestora do PNBL afirmou que este primeiro trecho fará parte do Anel Sudeste, ligando Brasília a Itumbiara, cidade goiana situada na divisa com Minas Gerais.
Em quatro municípios atravessados pela rede foram implantadas estações para abrigar equipamentos que garantem a de transmissão de sinal, os Pontos de Presença (POPs). A infraestrutura utilizada foi cedida pela companhia estatal do setor de energia elétrica Furnas, da Eletrobrás.
A conexão da rede principal a outros municípios da região será finalizada até o início de julho, acrescentou a Telebrás.
No Anel Nordeste, que vai usar a rede de fibra óptica da Chesf e de Furnas, já estão sendo construídas 18 POPs. Mais 28 pontos serão erguidos no Anel Sudeste, ao longo da rede da Petrobras, de acordo com a Telebrás.
O PNBL consiste na construção de uma rede nacional de telecomunicações com a meta de levar a Internet de alta velocidade a 4.283 municípios brasileiros até 2014, por meio de uma rede de cerca de 30 mil quilômetros.
Porém, o cronograma de implantação deste ano está sendo revisto devido aos cortes no orçamento de órgãos do governo. Os 400 milhões de reais que seriam destinados à Telebrás em 2011 foram cortados para 226 milhões de reais, dos quais 50 milhões de reais foram descontingenciados, segundo a empresa.
Fonte: Reuters Brasil, por Priscila Jordão e Carolina Marcondes (edição).