Termo de Compromisso entre SDS e Faea contra o desmatamento marca Dia da Árvore no Amazonas
No Dia da Árvore, comemorado ontem (21/09), o governo Omar Aziz firmou um compromisso, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), com a Federação da Agricultura do Amazonas (Faea), no sentido de evitar a abertura de novas áreas de desmatamento e recuperar áreas degradadas.
A ideia da parceria surgiu após o resultado de um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpe), Ministério do Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia, que mapearam o desmatamento na região até o ano de 2008, detectando que os 2% de desmatamento no Amazonas, que registra hoje 98% de cobertura florestal, são provenientes de atividades da pecuária. O estudo foi divulgado no último dia 2 de setembro, em Brasília.
A solenidade de assinatura do Termo de Compromisso aconteceu nesta quarta-feira (21/09), no Dulcila’s Buffet, na Estrada da Ponta Negra, durante a realização da 14ª edição da Medalha da Ordem do Mérito Agropecuário, destinada aos empreendedores rurais que mais se destacaram no segmento agropecuário do Amazonas.
“Considerando o Dia da Árvore, vamos marcar essa data em nosso Estado com essa ação importante junto à Federação da Agricultura do Amazonas, com a assinatura desse Termo de Compromisso, que retrata o nosso objetivo de manter sempre a floresta em pé”, ressalta Nádia Ferreira, titular da SDS.
O Termo de Cooperação tem por objetivo o compromisso institucional de melhoria do uso do solo no Amazonas, em especial, da pastagem para a pecuária, que atualmente soma 0,67% (10.482,96km2) do território estadual, evitando a abertura de novas áreas para pecuária e recuperando pasto com solo exposto (0,87km2), pasto sujo (1.683,37km2), e do pasto com regeneração natural (2.200,51km2) que somam 37% do total de pasto (3.884,75km2), dados PRODES/2008.
A SDS e a Faea promoverão, periodicamente, reuniões ou eventos similares, com objetivo de planejar, avaliar e detalhar ações e atividades dando ampla divulgação dos atos e decisões a serem praticadas.
Fonte: Agecom