Fundação Alfredo da Mata é premiada em congresso da SBCD
Dois trabalhos científicos de autoria de profissionais da Fundação Alfredo da Mata (Fuam), órgão do Governo do Estado, foram premiados no XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). A unidade, que é referência no tratamento de doenças dermatológicas infectocontagiosas, também obteve, este mês, outra importante conquista: as médicas Carolina Talhari Cortez e Danielle Wsstphal vão participar da terceira edição do International Summer Academy of Practical Dermatology, evento que será realizado no mês de julho, em Munique, na Alemanha. Carolina será palestrante convidada e Danielle, que é médica residente da Fuam, irá ao evento como bolsista aprovada no ISA 2013 – Young Professional Development Programme. Este programa oferece bolsas de estudo para jovens profissionais em busca de treinamento e conhecimento.
O Congresso da SBCD foi realizado na cidade de Campos do Jordão (SP), no período de 1º a 5 de maio. Os trabalhos premiados, que têm como autores médicos da Fundação, foram: o estudo “Acometimento auricular na lobomicose – abordagem cirúrgica”, dos médicos Gustavo Maquiné, Raquel Sucupira, Carolina Talhari, Carlos Chirano e Patrícia Morais, que ficou em 2º lugar, na categoria Minicaso cirúrgico; e “Terapia Fotodinâmica com ácido 5 – aminolevulínico e luz azul no tratamento de múltiplas ceratoses actínicas”, terceiro lugar na categoria Investigação, e que tem, dentre os autores, a médica da Fuam Danielle Westphal. O trabalho que levou o terceiro lugar, tem autoria, também, dos médicos Patrícia Bandeira, Raquel Chicre, Jullyenne Campos e Cláudia Puga.
Fundada em 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica é uma importante instituição médica, que reúne aproximadamente 1.800 dermatologistas associados de todo Brasil. É a segunda maior sociedade de cirurgia dermatológica do mundo.
CURSO NA ALEMANHA – Além da premiação no Congresso da SBCD, a médica residente da Fuam Danielle Westphal também foi aprovada no ISA 2013- Young Professional Development Programme, que oferece bolsas de estudo para jovens profissionais em busca de treinamento e conhecimento. Com a aprovação, ela terá direito à inscrição no 3rd International Summer Academy of Practical Dermatology e receberá, ainda, subsídios para viagem e alojamento no período de realização do curso.
Já a diretora de Ensino e Pesquisa da Fuam, Carolina Talhari Cortez, será uma das palestrantes convidadas deste evento, que reunirá, de 21 a 26 de julho, em Munique, Alemanha, especialistas de destaque em diferentes áreas da Dermatologia. A médica, que possui doutorado em Medicina Tropical, apresentará duas aulas: sobre dermatologia tropical e leishmaniose tegumentar americana.
O evento terá em sua programação atividades como simpósios, cursos e wokshops. De acordo com os organizadores, em 2011, a segunda edição do evento reuniu cerca de 900 representantes de 70 países, que apresentaram trabalhos e discutiram temas importantes sobre a prática profissional em dermatologia. Para 2013, a expectativa é reunir outras centenas de profissionais para troca de experiência e conhecimentos.
Fonte: Comunicação Social/FUAM