Transmissão de cargo reúne nova diretora-presidenta e colaboradores na FAPEAM
Na manhã desta segunda-feira (31.01), aconteceu na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) a transmissão de cargo à nova diretora-presidenta da instituição, professora Maria de Olívia de Albuquerque Simão. A cerimônia, feita pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), Odenildo Sena, contou com a presença dos colaboradores.
Emocionado, Sena destacou a confiança atribuída à diretora, por se tratar de alguém que acompanha a vida da FAPEAM desde o início. “O histórico de aprendizagem na FAPEAM me dá segurança e tranquilidade para estar à frente da Sect e deixar o cargo nas mãos de uma pessoa dedicada, competente e rápida na tomada de decisões, para dar continuidade ao trabalho. Quero agradecer o empenho de todos e dizer que a Sect continuará sendo uma importante parceira”, enfatizou Sena.
Olívia Simão, que deixou a diretoria técnica para assumir a presidência da FAPEAM, também conversou com os colaboradores e falou das expectativas em relação aos novos desafios. Segundo Simão, nenhuma mudança drástica será feita, e os eixos do plano de ação da FAPEAM serão respeitados. “Continuaremos os investimentos na formação de recursos humanos, na aproximação das instituições de pesquisas com o setor produtivo, para que possamos melhorar sempre o patamar da ciência e da inovação e contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou.
Outro ponto destacado é o fortalecimento da parceria das instituições que compõem o sistema estadual de ciência e tecnologia sob a coordenação da Sect. “Daremos continuidade ao trabalho que já vem sendo conduzido e estamos confiantes na intensificação da integração de instituições do setor de C&T, sob o comando do professor Odenildo com quem aprendi muito ao longo desses anos", projetou.
Saiba mais sobre Olivia Simão
Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa(2009), Mestre em Entomologia pelo INPA (1994) e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (1990).
É professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM e ex-diretora da Divisão de Formação e Educação Ambiental do Centro de Ciências do Ambiente CCA/UFAM. Atuava como diretora técnico-científica da FAPEAM na gestão de Odenildo Sena, já tendo ocupado também o cargo de Secretária Executiva Adjunta de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT). Atua na Graduação em Ensino de Ciências do Instituto de Ciências Biológicas para os cursos de Biologia e Ciências Naturais e como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade PGCASA da UFAM.
Tem experiência na área de Educação Ambiental, Conservação e Gestão de Recursos Naturais na Amazônia, com ênfase na pesca, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: manejo da pesca artesanal de grandes bagres, territorialidade da pesca artesanal, educação para cidadania e educação ambiental.
Fonte: Agência FAPEAM, por Alessandra Leite