Tratamento com ácaro diminui risco de crianças desenvolverem alergia

Ácaros podem servir para diminuir incidência de alergia em crianças entre 6 e 18 meses. Foto: Divulgação

Expor os bebês a poeira e ácaros pode reduzir significativamente o risco de desenvolver alergias, incluindo asma quando ficam mais velhos. Esta é a conclusão de um grupo de pesquisadores biomédicos da Universidade de Southampton após recrutarem 111 crianças com histórico de alergia nos pais e darem gotas orais com extrato de ácaros para metade do grupo e placebo para outra parte.

O tratamento foi dado duas vezes por dias durante os seis primeiros meses de vida até os 18 meses. A exposição ao alérgeno, encontrado frequentemente em travesseiro, colchões e tapetes, reduziu a incidência de alergia em 63%.

“Estes resultados são extremamente excitantes, mostramos como um tratamento simples e seguro pode reduzir o risco da criança desenvolver a alergia”, afirmou Hasan Arshad, consultor de alergia em Southampton.

No Reino Unido, uma em cada quatro crianças possui uma doença alérgica que começa ainda na infância e se prolonga por toda a vida.

Os resultados foram apresentados na Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica em Copenhague. O grupo que utilizou placebo apresentou o resultado esperado, com 25, 5% desenvolveram alergia a ácaro.

Fonte: O Globo