UEA anuncia seleção para intercâmbio nos Estados Unidos
A Assessoria de Relações Internacionais (ARI), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), divulga chamada para seleção de estudantes para intercâmbio de um semestre na Florida Agricultural and Mechanical University (Famu), nos Estados Unidos.
Serão oferecidas três vagas para o semestre com início em janeiro de 2013. Os candidatos interessados devem enviar a documentação que consta na chamada até o dia seis de novembro de 2012 para os endereços ari@uea.edu.br e uea.ari@gmail.com ou entregá-los diretamente na sala da ARI, localizada no prédio da reitoria da UEA.
Os alunos selecionados terão bolsa de estudos, seguro saúde e passagens aéreas financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Pessoal (Capes).
Podem participar da seleção alunos que tenham coeficiente acima de sete e tenham concluído, no mínimo, 50% do curso de graduação até o final do segundo semestre acadêmico de 2012. É necessário ainda que o aluno esteja cursando o último período do curso no momento previsto para a viagem de estudos.
As vagas são destinadas para os seguintes cursos de Bacharelado ou Licenciatura nas áreas de Enfermagem, Biologia, Matemática, Música, Teatro, Física, Pedagogia, Química, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.
É necessário que o estudante tenha domínio da língua inglesa. Informações adicionais sobre a chamada interna da UEA podem ser obtidas nos e-mails da ARI.
Sobre a instituição
A Florida Agricultural and Mechanical University (Famu) é a maior e uma das mais tradicionais HBCUs (Historically Black Colleges and Universities). Foi criada em 1887, com a missão de educar afrodescendentes durante o período de segregação racial no Sul dos Estados Unidos.
Com o fim da política de segregação racial nos Estados Unidos, na segunda metade do século XX, a Famu passou a aceitar alunos de todas as origens e tem passado por um importante processo de internacionalização, mantendo-se, no entanto, ainda como uma das instituições mais buscadas pela população afrodescendente nos Estados Unidos. Formou mais afro-americanos do que qualquer outra universidade naquele país.
A Famu possui relação com a UEA mediante termo de cooperação de amplo escopo e termo específico voltado para o intercâmbio estudantil e participa, junto com a UEA, de um consórcio de universidades no âmbito do Programa Capes-Fipse, voltado para a mobilidade acadêmica.
Fonte: UEA