UEA e 3M inauguram primeiro laboratório em estomaterapia da região Norte
02/12/2011 – A UEA e a empresa 3M do Brasil inauguram, hoje (02/12), na Escola Superior de Saúde, o primeiro laboratório de pesquisa em estomaterapia da região Norte. O laboratório será referência no ensino, pesquisa e tratamento de estomias – p intervenção cirúrgica que cria um estoma, ou seja, espécie de boca ou buraco na parede abdominal para expelir fezes e urina – e, posteriormente, assistirá pessoas que possuam feridas agudas e crônicas, estomias e incontinências, através de ações específicas para o tratamento dessas doenças.
A criação do laboratório também vai possibilitar a realização de aulas práticas para os alunos da UEA dos cursos de graduação em Medicina, Odontologia e Enfermagem e da pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia. A partir do funcionamento do laboratório os alunos da Escola Superior de Saúde poderão desenvolver pesquisas em quatro linhas de atuação: Perfil Epidemiológico dos Povos Amazônicos; Educação em Saúde; Biotecnologia; e Telessaúde em Estomaterapia.
Hoje os pacientes que realizam tratamento de feridas agudas e crônicas, estomias e incontinências não encontram tratamento especializado para essas doenças. Segundo a idealizadora e uma das coordenadoras do projeto, Eliana Gomes, a criação do laboratório beneficiará não apenas a cidade de Manaus, mas toda a região Norte. “São poucas as pesquisas que encontramos na área de estomaterapia, principalmente no Norte, por isso a criação do laboratório vai garantir novas pesquisas na área e, consequentemente, mais investimentos”, disse Eliana.
Também fazem parte do projeto de criação do laboratório as professoras Selma Perdomo e Beatriz Yamada que, há mais de um ano, idealizaram o projeto pelo curso de pós-graduação de Enfermagem em Estomaterapia da UEA.
O que é a Estomaterapia
A estomaterapia é uma das especialidades da enfermagem que se destina à prevenção da perda da integridade da pele; realização de tratamento avançado de pessoas com feridas agudas ou crônicas; reabilitação das pessoas que possuem estomias e incontinências (urinária ou anal); assim como realização de cuidados com fístulas, drenos e tubos.
Já a estomia é uma intervenção cirúrgica que cria um estoma que não pode ser controlado voluntariamente. A partir disso, surge a necessidade de usar as bolsas coletoras, cuja distribuição e manuseio, na rede pública e privada de saúde, ainda são deficiente.
Laboratório de Estomaterapia da UEA
O laboratório de Estomaterapia da UEA é o primeiro a ser criado em uma universidade brasileira sob a ótica da pesquisa e atendimento ao público. Estudantes de Enfermagem e Medicina terão acesso a essas pesquisas e equipamentos de última geração como o Laser, equipamento transmite uma luz que ajuda na cicatrização de feridas; o Eletroestimulador, que emite impulsos para reabilitação da musculatura; e a cadeira podiátrica, para cuidados com os pés de pacientes com diabetes.
O laboratório será também ambulatório e atenderá, em média, 30 pacientes por dia, sendo 15 pela manhã e 15 à tarde. Este atendimento ao público terá critérios de escolha de pacientes vindos de hospitais ou com problemas passíveis de pesquisa.
A UEA é a primeira universidade brasileira a ser procurada pela empresa canadense 3M para convênio. O valor do investimento neste laboratório é de aproximadamente R$ 400 mil.
Fonte: UEA