UEA inicia certificação de especialistas em Gestão Escolar
A Universidade do Estado do Amazonas deu início ontem (22) a uma série de solenidades para certificar profissionais de educação. No total, até março, serão mais de mil especialistas em Gestão Escolar, na capital e nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Tabatinga e Coari.
Em Manaus, serão titulados 673 profissionais e no interior mais 444. Nesta terça-feira, a partir das 17h, a UEA prossegue as certificações com mais 152 pós-graduandos, em solenidade realizada no auditório da Reitoria.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção e construção”. Ao reproduzir a frase de Paulo Freire em seu discurso, a oradora da turma que recebeu a certificação ontem, Alzenira Lentes, comparou que foi com esta missão que o Governo do Estado investiu no fortalecimento da UEA, que integra o sistema estadual de C&T. “Para poder formar gestores capazes de consolidar uma política de educação audaciosa, inovadora e transformadora, desenvolvendo conhecimento científico sobre a Amazônia, para a Amazônia e para o mundo”, disse.
Neste contexto, a reitora Marilene Corrêa acrescentou que a política estadual de educação é focalizada na realidade das políticas educacionais para a Amazônia Brasileira e para o estado do Amazonas e tem, entre seus objetivos, a finalidade de mudar internamente a concepção de administração escolar e de políticas públicas educacionais. “A partir de novos modelos, indicadores e procedimentos extremamente inovadores”, destacou.
Há mais de 23 anos atuando na rede pública estadual, uma das 16 mil profissionais graduadas pelo PROFORMAR, a professora Dolores Balbi, pontuou a importância do curso para a vida educacional. “Esta especialização veio a somar no meu dia a dia, agora me sinto apta a ser uma gestora, líder”.
Oferecido em parceria com a Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino do Estado do Amazonas (SEDUC), o curso foi realizado aos sábados, com aulas transmitidas por meio do Sistema Presencial Mediado. Na avaliação do secretário da SEDUC, Gedeão Amorim, a parceria foi positiva e mostra que a UEA tem se mostrado absolutamente aberta e capaz de interagir.
O secretário lembrou, ainda, que o Progestão “nasceu” apenas como um curso de capacitação mas que, por meio da parceria com a UEA, foi transformado em especialização.”Resultado da articulação das políticas de desenvolvimento para a Amazônia, porque não é só desenvolver a escola pela escola, há algo além dessa finalidade. Quando a gente forma, também estamos nos preparando para o que ainda há a fazer”, destacou.
Participaram ainda da solenidade o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Marcílio de Freitas; o vice-reitor da UEA, Carlos Eduardo Gonçalves; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UEA, José Luiz de Souza Pio, a diretora da Escola Normal Superior, professora Maria Amélia, a diretora de educação continuada da SEDUC, professora Regina Marieta; e a coordenadora do PROGESTÃO, professora Samara Menezes.
Fonte: Ascom da UEA