UEA lança edital para mestrado em Segurança Pública, nesta sexta-feira (6)

06/01/2012 – O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Aldemir de Oliveira, fará o lançamento, nesta sexta-feira (6), do edital do curso de mestrado profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos, primeiro da região Norte com projeto pedagógico voltado especificamente para Segurança Pública.

Siga a SECTAM no Twitter!

Com duração de dois anos, o curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), no ano passado, e abre sua primeira turma com 12 vagas para candidatos de todas as áreas do conhecimento que atuem em instituições, pesquisas ou no ensino ligados à área.

Na próxima segunda-feira (9), abre o período para inscrições com encerramento no dia 31 de janeiro.

Na análise do reitor “o Amazonas está construindo uma cultura de Segurança Pública com base na inteligência, na informação e no exercício de competências estratégicas e científicas”, avalia José Aldemir de Oliveira, afirmando que “os esforços integrados do governo do estado estão sendo decisivos para o enfrentamento ao crime, ao tráfico de drogas e à violência”.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Paulo Vital, os investimentos na formação acadêmica dos profissionais da área integram as políticas públicas adotadas para a revitalização do sistema estadual de combate à criminalidade. “O mestrado é uma consequência natural dos esforços do governador Omar Aziz para o fortalecimento da estrutura de segurança do Amazonas; e a formação especializada para os nossos profissionais é fundamental nesse processo”.

O mestrado profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos é resultado de uma parceria entre a UEA e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM), que já garantiu graduação a 130 oficiais da Polícia Militar no curso de bacharelado em Segurança Pública. Outros 360 oficiais estão matriculados nos cursos de bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão, com seis turmas e 200 alunos, e bacharelado em Ciências Militares, com 160 oficiais com formação superior em Direito e que, em dois anos, terão direito ao título de segunda graduação.

O convênio prevê também dois cursos de Especialização em Segurança Pública com oferta de 100 vagas, com lançamento previsto para março.

Fonte: UEA