UEA leva projetos das áreas de tecnologia, telessaúde e biotecnologia a Fiam
27/10/11 – Com projetos de nas áreas de tecnologia, telessaúde e biotecnologia, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estará com dois estandes, totalizando 21 metros quadrados, na Feira Internacional da Amazônia (Fiam), que começa nesta quarta-feira (26/10) e vai até o sábado (29/10), no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus.
Os professores, pesquisadores e universitários da UEA estarão mostrando projetos em funcionamento e alguns em fase de implantação. Na área de tecnologia, há projetos em robótica, química e engenharia elétrica, com destaque para os estudos em robótica.
Segundo o pró-reitor de extensão e assuntos comunitários da UEA, José Mello, os pesquisadores da Escola Superior de Tecnologia (EST) apresentam alguns robôs que hoje são utilizados em fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM), sendo desenvolvimento em parceria com os profissionais das empresas e os pesquisadores da universidade.
Saúde
Na área de saúde são apresentados os procedimentos e equipamentos utilizados pelo projeto Telessaúde, um programa do Ministério da Saúde executado em nove Estado, e no Amazonas, é operacionalizado pela UEA.
Usando uma câmera de vídeo, microfone, fones de ouvido, monitor e antena externa para captação de sinal de internet via satélite é possível atender um paciente que está geograficamente isolado em uma comunidade rural no interior do Estado.
No Amazonas, o Telessaúde funciona em 50 municípios do Estado, sendo um ponto de acesso por cidades. A meta é chegar em 100 pontos de acesso até o final do primeiro semestre de 2012.
Biotecnologia
Dentre os projetos em biotecnologia, os visitantes da Fiam poderão ver os resultados de estudos baseados em matéria-prima da Floresta Amazônica. Um dos estudos é sobre uma bactéria encontrada na natureza que pode ser modificada para decompor óleos derivados de petróleo. O uso dessa bactéria ainda está em fase de pesquisa, mas já mostra grande potencial para deter derramamentos de combustíveis nos rios da região, por exemplo.
Livros
Além de apresentar os projetos dos pesquisadores da universidade, a UEA também estará mostrando as obras de sua editora, a editora UEA. Durante o evento, o professor Alfredo Wagner estará lançado sua obra “Mobilizações Étnicas e Transformações Sociais no Rio Negro”, da editora UEA. O livro é resultado do trabalho dos estudiosos do Grupo de Pesquisa da Nova Cartografia Social da Amazônia.
Fonte: UEA