UEA promove 1º Workshop de Ecoturismo e Cenários

Identificar os futuros plausíveis do ecoturismo e seus impactos nas políticas públicas e nas ações empresariais locais. Essa é a proposta do 1º Workshop de Ecoturismo e Cenários: estratégias de desenvolvimento para o Estado do Amazonas, que será promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de 19 a 21 de julho no auditório da reitoria, localizado na Avenida Djalma Batista, zona centro-sul de Manaus.

O evento tem investimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e foi um dos aprovados no Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), que concede bolsas de auxílio-pesquisa a pesquisadores para os mesmos desenvolverem eventos relacionados à Ciência e Tecnologia (C&T).

Segundo a proponente do evento, professora Edinelza Macedo Ribeiro, a escolha do tema do workshop se deve à temática do ecoturismo como uma prática sustentável, pois além de estar em evidência e crescimento no contexto nacional e internacional, é uma das alternativas mais viáveis de implementação na Amazônia, especificamente no Amazonas devido à rica biodiversidade que a região apresenta.

“Na minha opinião, o maior desafio do evento será contar com a participação de todos os envolvidos na cadeia produtiva do turismo no Estado, como também dos atores sociais representantes dos polos de ecoturismo devido às questões de mobilidade”, afirmou Ribeiro.

Sobre a construção de cenários

Quando se fala em cenários, de imediato vem a ideia de ‘cenas’. E é justamente isso que irá acontecer no evento. “No Workshop, iremos criar essas ‘cenas’, em conjunto aos atores envolvidos nas questões ambientais, econômicas e sociais da região, numa sucessão lógica de eventos, vislumbrando um trabalho interdisciplinar (econômico, social, ambiental, político, cultural e institucional)”, explicou a proponente.

O objetivo de criar cenas é funcionar como uma ferramenta de orientação às percepções das pessoas sobre ambientes futuros nos quais as consequências de suas decisões vão acontecer. Desse modo, se partirá de uma análise real do ecoturismo hoje, para ter a visualização de uma condição de futuro para essa atividade no Estado com uma previsão de 10 anos.

A proposta é ainda viabilizar um planejamento estratégico de ecoturismo com o suporte de base de cenários para o Amazonas que, segundo a professora Edinelza Ribeiro, é sem dúvida um desafio.

Você sabe o que é Ecoturismo?

De acordo com o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), o Ecoturismo é um segmento de atividade turística que utiliza de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas. O ecoturismo é o segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, com uma média entre 15% e 25% por ano, enquanto que o turismo convencional cresce somente 7,5 % ao ano.

Sobre o Parev

Esse programa foi criado pela FAPEAM e consiste em apoiar, com recursos financeiros, a realização de eventos científicos e tecnológicos no Estado do Amazonas.

Fonte: Agência Fapeam, por Nefa Costa (redação) e Fábio Guimarães (edição)