UEA Tefé apoia expedição científica para a coleta de anfíbios e répteis

Até o dia 11 de abril, o Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest) recebe os pesquisadores Marcelo Gordo – professor da Ufam, e Vinícius Tadeu de Carvalho, aluno de doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal. Ambos são da área de herpetologia (ramo da zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios) e realizam, desde o dia 8 de abril, uma expedição para a captura e coleta de exemplares de sapos, lagartos e cobras no município de Tefé, distante 523 quilômetros de Manaus.

O objetivo da expedição é a coleta de espécies que foram descobertas originalmente no município, mas cujos exemplares se perderam nas coleções científicas europeias. Os animais coletados serão novamente descritos e servirão como um novo material testemunho (neótipos) para essas espécies.

O aluno do curso de Biologia do Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest), Charles Barbosa dos Reis, participou de uma das saídas noturnas a campo para conhecer os métodos de coleta e as espécies de répteis e anfíbios locais. “Foi interessante observar que cada espécie de anfíbio pode ser identificada pelo seu canto característico”, relata.

Os animais capturados são levados ao Laboratório de Biologia do Campus do Cest onde ocorre a identificação e preparação do material para o transporte até Manaus. Por ocasião da visita, os pesquisadores identificaram os anfíbios e répteis da coleção didática do Cest.

De acordo com o professor Rafael Bernhard, que apoia a visita do grupo em Tefé, a troca de experiência entre especialistas e acadêmicos contribui para a formação dos alunos do curso de Biologia do Centro.

Fonte: UEA