UEA vai disponibilizar 155 bolsas para projetos de extensão em diversas áreas do conhecimento
01/02/12 – Até o fim deste ano, a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da UEA disponibilizará 155 bolsas para projetos em diversas áreas do conhecimento.
A implementação de bolsas na UEA foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuniv) no final de 2011. Neste período, 31 alunos da Orquestra Sinfônica foram os primeiros beneficiados com o Programa de Apoio à Extensão da Proex.
As atividades do primeiro semestre deste ano serão realizadas tanto na capital, quanto nas cidades de Tabatinga e Tefé. A estudante do oitavo período de Pedagogia, Nayara Ferreira Costa, está ansiosa para o início do trabalho como bolsista do projeto “Cine-fórum educação e sociedade” da Escola Normal Superior (ENS) em Manaus.
“Estávamos trabalhando na elaboração do projeto desde o primeiro semestre de 2011. Nossa expectativa é de que até março aconteça nosso primeiro debate e tenho certeza que será uma ótima experiência para a minha carreira profissional. Vou aprender a tratar problemas que certamente encontrarei em sala de aula”, comenta.
O “Cine-fórum educação e sociedade” abordará temáticas educacionais a partir de filmes e documentários, propondo debates entre os integrantes do projeto e professores de 10 escolas municipais de Manaus. “Espero que com os debates os professores se sintam motivados a trabalhar de diferentes maneiras, não apenas com o que eles já estão acostumados”, afirma Nayara.
A área de saúde também está comtemplada com projetos de extensão da UEA. A professora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Márcia Gonçalves da Costa, estará à frente da coordenação do projeto “Teleodontologia – odontologia e recursos de informação”, mas em anos anteriores já trabalhou em projetos como “UEA Cidadã” e “Avaliação da Resolutividade do Telessaúde Amazonas”. Para Márcia, a participação em projetos de extensão amplia as oportunidades profissionais.
“Quando os alunos têm a oportunidade de viajar para as comunidades do interior do Estado, nós percebemos que eles voltam entendendo que um dos principais papéis da saúde é lidar com a população carente e não apenas com o atendimento em consultórios. Quem não está estimulado a participar de atividades de extensão dessa natureza, não está preparado para atuar na área de saúde”, enfatiza a coordenadora.
Segundo o pró-reitor da Proex, José Antônio Nunes de Mello, em 2012 as ações de extensão da UEA serão integradas. “Buscaremos uma identidade das ações de extensão a partir da integração dos projetos. Assim como a pesquisa a extensão também será dividida em linhas de trabalho e com isso, teremos linhas preferenciais para evitarmos a atuação de projetos isolados”, afirma Mello.
A Proex lançará no mês de maio o edital para projetos de extensão que serão contemplados com bolsas. Segundo Mello no mesmo período também será disponibilizado apoio para projetos de iniciação científica.
“O edital de maio será para projetos de extensão, dentro de cada projeto poderá ser disponibilizada uma ou mais bolsas, dependendo da natureza de cada projeto. Neste período professor vai optar entre pesquisa e extensão ou até mesmo os dois juntos”, explica o pró-reitor.
Até o mês de julho serão disponibilizadas 35 bolsas para os 18 projetos de extensão aprovados no edital 113/2011. Do total de bolsas que serão disponibilizadas até o final deste ano, 120 serão do tipo 1, no valor de R$ 360 e 35 serão do tipo 2 no valor de R$ 460.
Fonte: Portal D24AM