UFAM implanta primeiro mestrado no interior do Estado do Amazonas

24/05/12 – Graduados têm a oportunidade de estudar temáticas relacionadas à biologia, à química e à física, como o manejo de recursos amazônicos e o melhoramento genético de plantas, por exemplo, por meio do primeiro Programa do mestrado em Ciência e Tecnologia para recursos Amazônicos implantado no ICET de Itacoatiara, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de junho.

Siga a SECTI-AM no Twitter!

O primeiro curso de mestrado a ser ministrado, no interior do Amazonas, no município de Itacoatiara, intitulado Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, visa a qualificar profissionais de nível superior para desenvolver atividades de ensino e pesquisa nas áreas de biológicas e de exatas. Contribuindo assim, para o cultivo de respostas à grande variedade de desafios tecnológicos e ecológicos da região amazônica.

A ideia de fomento do PPGCTRA surgiu em 2010, com a chegada de professores aprovados no último concurso público destinado à docência para ministrar aulas no ICET, dos quais, a maioria, possui titulação de mestre e doutor. A elaboração da proposta partiu dos docentes Valdomiro Lacerda, professor de química analítica, Gustavo Yomar Hattori, professor da área de biologia de organismos aquáticos, Camila Martins de Oliveira, professora de química de produtos naturais, e Maxuel Adriano Abegg, professor da área de microbiologia.

De acordo com a coordenadora do Programa, professora do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias de Itacoatiara (ICET), Renata Takeara, a proposta de criação do Programa em nível de mestrado veio a partir do interesse desses professores em contribuir para a formação de recursos humanos qualificados capazes de produzir conhecimento nas áreas da biologia e da exatas para atuarem no ensino e na pesquisa da região norte. “A comissão para a criação do curso submeteu a proposta à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no final de 2011, obteve a aprovação. Dessa forma, visamos a uma pós-graduação sob uma ótica crítica e interdisciplinar, onde docentes e discentes de diferentes áreas do conhecimento venham a contribuir, por meio de suas pesquisas, para a fomentação de soluções para minimizar ou suprir demandas de diferentes áreas”, concluiu a coordenadora.

Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós- graduação da Ufam, professora Selma Baçal, o Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos do Campus da Ufam em Itacoatiara, reveste-se de importância singular por ser o primeiro oferecido em um Campus no interior do Estado, possibilitando à juventude interessada em aprofundar seus estudos, a continuidade destes no campo stricto sensu, sem precisar se deslocar para outras localidades do País.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de junho. O processo de seleção terá três etapas, uma prova teórica (eliminatória e classificatória), uma prova de inglês (classificatória) e uma análise de currículo (classificatória).

Os resultados do processo seletivo serão divulgados no site www.icet.ufam.edu.br/ppgctra e nas dependências do ICET, a partir do dia 22 de junho. As matrículas serão efetivadas no período de 1 a 15 de julho de 2012, no ICET.
Assista ao “> vídeo com a professora Renata Takeara.

Fonte: UFAM