Ufam promove Encontro Sobre Altas Habilidades e Super Dotação em março

Os superdotados geralmente possuem grande facilidade e rapidez para aprender. Foto: Reprodução

A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza, no dia 19 de março, o Encontro Sobre Altas Habilidades e Super Dotação, coordenado pela Professora. Dra. Maria Alice d’Avila Becker. O evento é gratuito e abrangerá debates como: características de superdotados, tipos de atendimentos e leis de proteção e será realizado no auditório Jatapu, na Faculdade de Educação, das 14h às 17h.

Segundo a vice-coordenadora da iniciativa, professora Cláudia Guerra, a proposta do evento é dar atendimento educacional especializado na Ufam para os alunos com altas habilidades/superdotação e tem fundamento nos princípios filosóficos que embasam a educação inclusiva e como objetivo formar professores e profissionais da educação para a identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, oportunizando a construção do processo de aprendizagem e ampliando o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos.

“Os superdotados ou portadores de altas habilidades são aquelas pessoas que possuem um grau de habilidade significativamente maior do que a maioria da população”, disse ela.

Ainda segundo a coordenadora, os superdotados geralmente possuem grande facilidade e rapidez para aprender, possuem um elevado grau de criatividade, são muito curiosos, possuem grande capacidade para analisar e resolver problemas, além de possuírem um senso crítico bastante elevado.

“A proposta é criar, no Amazonas, a Associação de Pais de Superdotados como existem em vários estados do Brasil. A maioria das escolas do Amazonas desconhece a forma de identificação e atendimento desses estudantes quer por meio do enriquecimento das atividades ou  conforme o potencial e interesses deles”, explicou. 

Fonte: Ufam