Ufam promove evento sobre saberes indígenas

25/04/12 – O curso de Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam),  promove, no período de 2 a 5 de maio, o "I Yumuatirisá – Seminário de Avaliação da Licenciatura Indígena Políticas e Desenvolvimento" e o "III Workshop Trilhas e Redes dos Saberes Indígenas".

Siga a SECTAM no Twitter!

O evento, que será no auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte do Campus Universitário, tem como finalidade discutir e avaliar o curso  da Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável realizado no município de São Gabriel da Cachoeira.

Na programação, constam mesas redondas com as temáticas: "O estado atual da Educação Escolar Indígena no Brasil"; "Quais os desafios da educação indígena no contexto multicultural?"; "Quais os limites e possibilidades de metodologias para a educação indígena?"; e "Quais as dificuldades institucionais para a implantação de uma política de educação indígena no Alto Rio Negro?".

Também serão apresentados resultados das pesquisas dos discentes, das três turmas (Tukano, Baniwa e Nheegatu), e as avaliações dos alunos, das lideranças indígenas, dos professores e dos observadores externos.

Na ocasião, a professora Maria Del Pilar Miguez Fernandez, da Universidade Pedagógica Nacional do México (UNP), ministrará o mini-curso "Aprendendo através do nome próprio – método de Irena Majchrzac para leitura bilíngue", com carga horária de 20 horas. As aulas serão nos dias 3 e 4 de maio, das 14h às 18h, e no dia 07 de maio, das 8h às 18h.

As inscrições para o evento são gratuitas. Haverá cobrança de taxa no valor de R$ 10 para os interessados em participar do mini-curso. A ficha de inscrição está disponível no site da Ufam (www.ufam.edulbr). Os interessados devem enviar a ficha preenchida para o e-mail licenciaturaindigena@gmail.com  ou entregá-la na Coordenação do Curso da Licenciatura Indígena, Laboratório de Geografia Humana –  ICHL, das 09h às 17h. Informações pelo telefone 3305-4467.

Fonte: Ufam