Última reunião do Fórum Estadual de Gestores traz balanço positivo da área de Ciência, Tecnologia e Inovação no AM
CIÊNCIAemPAUTA, por Carlos Fábio Guimarães
Representantes das instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Amazonas se reuniram extraordinariamente, na tarde desta quinta-feira (20), nas dependências do Instituto Leônidas e Maria Deane(Fiocruz/Amazônia), para última reunião do Fórum Estadual de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa e apresentaram seus indicadores das atuações nas áreas de CT&I.
Na ocasião, os gestores das instituições apresentaram o balanço de suas atividades na área de CT&I desenvolvidos nos últimos anos no Amazonas. Apesar do crescimento exponencial visto em diversas áreas de pesquisa, é consenso que há ainda muito a ser feito para melhoria e desenvolvimento da CT&I no estado e para a região Norte do país.
FAPEAM MOSTRA O CRESCIMENTO DE CT&I
![Apresentação do resultado de ações da Fapeam pela diretora-presidente do órgão, Maria Olívia Simão (Foto: CIÊNCIAemPAUTA/Carlos Fábio Guimarães)](http://temporario.seplancti.am.gov.br/wp-content/uploads/2012/12/IMG_0246-300x199.jpg)
Apresentação do resultado de ações da Fapeam pela diretora-presidente do órgão, Maria Olívia Simão (Foto: CIÊNCIAemPAUTA/Carlos Fábio Guimarães)
A diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, trouxe alguns indicadores de investimentos na área de CT&I nos últimos nove anos realizados pela instituição. Simão ressaltou a criação do sistema público estadual de CT&I, que a partir de 2003, alavancou o desenvolvimento cientifico do estado, com as criações da SECTI-AM, UEA, Fapeam e Cetam.
A titular da Fapeam ainda explanou sobre a prioridade da instituição na área de formação de capital humano para CT&I, apoio à pesquisa tecnologica e de inovação, apoio à infraestrutura organizacional para CT&I, fomento à popularização e difusão de CT&I e apoio ao intercâambio e cooperação interinstitucional (nacional e internacional).
Para se ter uma ideia deste crescimento, o aumento do quantitativo de pesquisadores doutores no estado saltou de 372, do ano 2000, para 1728 em 2010, o que representa um aumento de 364.52%. No item relativo à criação de grupos de pesquisa, o Amazonas saiu de 95, no ano de 2000, para 428 em 2010. Já a criação de programas de pós-graduação passou de 10 para 46 em 2010, um aumento de 360%.
FIOCRUZ APRESENTA A REDE GENÔMICA DE SAÚDE NO AMAZONAS
Em seguida, o representante da Fiocruz, doutor Felipe Naveca, apresentou um resumo da Rede Genômica de Saúde no Amazonas, que é uma rede formada por instituições que atuam na área de saúde, a fim de concentrar esforços em ações voltadas à formação de pessoal, desenvolvimento de pesquisas e investimentos em novas tecnologias em Genômica.
O CENÁRIO PARA 2013 É PROMISSOR
De acordo com o titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, 2013 apresenta um cenário promissor. Ainda para o final de 2012, será assinado o acordo de cooperação com a Telebrás que vai permitir conectar seis municípios amazonenses por meio de fibra óptica. Os investimentos financeiros serão oriundos da UEA, SECTI-AM, Fapeam e, provavelmente, do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Ainda de acordo com Sena, o Amazonas conseguiu recurso de R$ 2 milhões da Sudam para serem investidos na cidade digital da região metropolitana, a aprovação de 4 projetos junto ao Ministério das Comunicações no valor aproximado de R$ 1,8 milhões e o fechamento de uma próxima reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o dia 1º de fevereiro, na cidade de São Luis-MA, para tratar do Plano de Ação para a Amazônia.
O fórum, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), contou com a participação dos representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Leônidas e Maria Deane(Fiocruz/Amazônia), Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Ifam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fundação Medicina Tropical, Fundação Alfredo da Mata, Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).