ATLAS DOS CIENTISTAS
Um dos maiores economistas do século XX
Celso Monteiro Furtado nasceu na Paraíba, em 1920. Foi um dos mais importantes economistas do século XX e um grande intelectual brasileiro. Jornalista, advogado, doutor em economia, 2º tenente da FEB, membro da CEPAL. Além de professor de grandes universidades na Europa e nos Estados Unidos.
Em 1956, lançou “Uma economia dependente”, onde analisa a evolução da economia brasileira desde o período colonial até suas transformações recentes. Em 1957, publicou “Perspectivas da economia brasileira”. No ano seguinte (1958), foi para a Inglaterra, onde ministrou um curso na Universidade de Cambridge. De volta ao Brasil, na qualidade de diretor do BNDE, elaborou um estudo visando a solução dos problemas do Nordeste. Com base nesse estudo, o presidente Juscelino Kubitschek enviou ao Congresso Nacional projeto criando a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), criação que se efetivou em dezembro de 1959, sendo Celso Furtado seu primeiro superintendente.
Em 1962, o economista assumiu o Ministério do Planejamento, elaborando o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social. Ao ser exilado pela ditadura militar, em 1964, tornou-se professor em universidades americanas e européias.
Entre 1982-85, como diretor de pesquisas da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, dirige em Paris seminários sobre a economia brasileira e internacional. Em janeiro de 1985 é convidado pelo recém-eleito presidente Tancredo Neves para participar da Comissão do Plano de Ação do Governo, sendo nomeado embaixador do Brasil junto à Comunidade Econômica Europeia, em Bruxelas, assumindo o posto em setembro.
Em agosto de 1997 é eleito para a cadeira n. 11 da Academia Brasileira de Letras. Faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de novembro de 2004.
Fonte: Site Semana CT 2008