Um submarino na garrafa

 

O que você precisa:

Uma tampa de caneta.

Um pouco de pasta de moldar (massa epóxi) ou massa de polímero (FIMO)

Uma garrafa PET de 2L com tampa.

Água.

O que fazer:

Retire o rótulo da garrafa e encha com água.

Faça uma bola com a pasta de moldar  e coloque na ponta da tampa da esferográfica ( como mostra a figura). Se a tampa estiver furada em cima, tape o buraquinho com uma pequena bolinha da massa epóxi.

Coloca a tampa de caneta com massa de modelar na ponta (submarino) dentro da garrafa e fecha bem a tampa.

Verifique que, se você apertar a garrafa com a mão, o submarino desce, e quando você solta, ele sobe. Se for necessário ajuste o peso do seu submarino, aumentando um pouco ou diminuindo o tamanho da bolinha de pasta de moldar.

O que está acontecendo?

O que acontece é um princípio físico elaborado pelo físico e matemático francês Blaise Pascal. Quando se aperta a garrafa, aumentar a pressão da água, e o pequeno reservatório de ar, dentro da tampa, vai diminuir de volume, porque a água vai “empurrar o ar com mais força”. Assim, o volume do seu submarino diminui, mas a massa  mantêm-se constante. Isto faz com que ele passe a ser mais denso que a água, o que o vai fazer com que ele afunde. Quando largamos a garrafa, o processo inverso acontece e o submarino sobe, pois agora, ele torna-se menos denso que a água e assim já pode flutuar.

Para que a sua experiência seja bem sucedida, você terá que fazer com que o conjunto fique apenas um pouco menos denso que a água, para que, assim que você apertar um pouco, o submarino afunde.

 

Fonte: explicatorium.com