UnATI tem abertura oficial das atividades de 2013

Música, alegria e muita disposição marcaram a solenidade de abertura das atividades de oficinas e cursos oferecidos pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI- UEA). O evento foi realizado na última terça-feira (26), no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), com a participação de aproximadamente 250 pessoas.

O aposentado Manoel Nogueira Prado, 77, esbanja energia e força de vontade. Ele conta que é “calouro” da UnATI nos cursos de Inglês e Espanhol. A escolha pelos idiomas foi devido à aproximação da Copado Mundo. “Com muita fé em Deus quero me dedicar e terminar os cursos para trabalhar como tradutor, ajudando os turistas que visitarem a nossa cidade durante a Copa de 2014”, explicou.

Já Maria Anunciação, 66, participa das atividades da UnATI há dois anos. Para ela, as atividades ajudam não somente no bom desenvolvimento do corpo, mas principalmente mentalmente. “Às vezes ficava em casa, sem ter o que fazer. Minha rotina mudou depois que eu passei a fazer os cursos. Conheci muitas pessoas, tenho muitas amigas e é uma maravilha”, afirmou. Para 2013, Maria Anunciação está matriculada nos cursos de Exercitando a Memória, Pilates, Caminhada Orientada e ainda participa do grupo de dança.

O reitor da UEA, professor Cleinaldo Costa, destacou o trabalho da UnATI e parabenizou o empenho dos alunos, assumindo compromisso com a turma. “Farei tudo que estiver ao meu alcance para que aqui estejam acolhidos – com todo o nosso apoio, para que o avançar da ciência e do conhecimento possam ocorrer da melhor maneira possível. Estudar e aprender não tem idade e vocês são o melhor exemplo disso”.

Com apenas 5 anos de criação a UnATI, juntamente com a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), já formaram 8 mil alunos. Destes, 300 são especialistas em Gerontologia e Saúde do Idoso. “Hoje somos referência nacional e internacional e mostramos, com propriedade, como envelhece o homem da floresta”, destaca o diretor da UnATI, professor Euler Ribeiro.

Todas as atividades da UnATI são oferecidas gratuitamente para idosos com idade a partir de 55 anos. Somente neste primeiro semestre serão ofertadas cerca de 1,2 mil vagas em cursos e oficinas.

Fonte: UEA