UnATI encerra semestre com atendimento de aproximadamente mil alunos

Além das oficinas de cursos livres, a UnATI também oferece cursos de capacitação, como noções gerais de gerontologia, preparação para a aposentadoria e cuidador de idosos. Foto: Roberto Carlos/Fapeam

A Universidade Aberta da Terceira Idade, da Universidade do Estado do Amazonas (UnATI-UEA) encerrou as atividades do primeiro semestre de 2014 com a realização de um arraial, com a apresentação de danças de alunos universidade. Apenas no primeiro semestre deste ano, a UnATI matriculou 970 alunos em mais de 30 cursos livres.

De acordo com Stella Folhadela, coordenadora de extensão da UnATI, que tem como diretor o médico gerontologista, Euller Ribeiro, 60 turmas de cursos de informática, em parceria com o Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (Cetam), línguas estrangeiras, dança, teatro, pilates, teatro e yoga estão sendo finalizadas neste semestre. As turmas recebem alunos com idade que varia dos 55 até 85 anos.

Além das oficinas de cursos livres, a UnATI também oferece cursos de capacitação, como noções gerais de gerontologia, preparação para a aposentadoria e cuidador de idosos. Além dos cursos na sede da Escola Superior de Saúde da UEA (ESA-UEA), a UnATI também oferece atividades no Centro de Convivência do Idoso dos bairros de Aparecida e Santo Antônio e na Escola de Artes e Turismo da UEA (Esat-UEA).

Segundo Folhadela, para o próximo semestre, as atividades da universidade serão levadas para o Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte de Manaus. A ideia é expandir o máximo possível dos cursos oferecidos para que as atividades beneficiem mais pessoas.

MAIS DE DEZ MIL BENEFICIADOS

A UnATI foi criada há sete anos e, de acordo com a coordenadora, desde então já beneficiou mais de dez mil pessoas. Ela destaca a importância desse tipo de trabalho. “Os ganhos para os idosos são enormes e em várias áreas. Nós queremos a inserção sociocultural dessas pessoas e acabar com a ideia de que idoso deve ficar dentro de casa”.

Fonte: Agecom