Investimentos e ações na área de CT & I no Amazonas disponíveis à sociedade

CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento

As pessoas interessadas em conhecer mais sobre os indicadores, as ações e os investimentos efetuados na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas, além do desempenho da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) já podem ter acesso, apenas com um click, às informações por meio do Portal CIÊNCIAemPAUTA.

Os indicadores podem ser acompanhados por meio do Boletim de Indicadores e do Sistema de Indicadores Online de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (SION-AM). O Boletim de Indicadores tem periodicidade trimestral e possibilita a identificação de dados capazes de auxiliar na análise dos cenários ou de temas específicos concernentes à CT&I.

Por sua vez, o SION compreende uma plataforma online de informações, composta por cerca de 70 indicadores. O sistema permite aos usuários obter informações sobre os investimentos e apoio as atividades de CT&I no estado, além da facilidade de poder ser acessado de qualquer parte do mundo, seja por notebook, tablet ou celular.

TRANSPARÊNCIA NAS AÇÕES É FUNDAMENTAL PARA APOIÁ-LAS

O chefe do Departamento de Relações Interinstitucionais e Indicadores de CT&I da SECTI-AM, Moisés Israel Coelho, destacou a importância da divulgação desses indicadores à sociedade. “Através desses indicadores, a população têm uma visão do que vem sendo feito na área de CT&I no Amazonas, além de acompanhar as ações da secretaria”, disse.

Caso o cidadão queira conhecer sobre o número de mestres e doutores que o Amazonas possui; grupos de pesquisa; investimentos financeiros que são alocados anualmente para formação de mão de obra qualificada; características da área de engenharia no estado (vagas, concorrência, número de matriculados e evasão),  essas informações já estão disponíveis para consulta.

O SION é um sistema de indicadores pioneiro no País. Idealizado pela SECTI-AM em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é uma ferramenta que torna transparente os investimentos realizados em CT&I no estado.

Segundo Coelho, ainda são poucas as secretarias que fazem análises de Ciência e Tecnologia e Inovação no Brasil. Ao ter análises precisas, as instituições de CT&I ajudam o governo nas tomadas de decisões em políticas públicas destinadas CT&I.

CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento